Hetrin homenageia familiares de doadores de órgãos

Familiares das quatro doações realizadas na unidade participaram de evento em agradecimento à decisão de continuar a vida


Evento do Hospital Estadual de Trindade homenageia familiares de doadores de órgãos, destacando a importância da doação e o apoio emocional oferecido às famílias.

Evento de homenagem do Hetrin reuniu familiares dos doadores de órgãos e equipe multiprofissional da unidade. (Foto: Débora Alves/IMED)



O Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), unidade do Governo de Goiás administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), realizou um evento em homenagem aos familiares dos quatro doadores de órgãos da instituição. Desde 2023, o hospital tem realizado captações, em parceria com as equipes da Central Estadual de Transplantes (CET), da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), e da Fundação Banco de Olhos de Goiás (FUBOG).

Durante o encontro, os familiares participaram de uma roda de conversa, onde puderam compartilhar suas experiências com o processo de doação. Como lembrança, cada família recebeu um troféu em formato de árvore da vida, com quatro corações representando cada doador.

Para Jaqueline Bites, filha do primeiro doador do Hetrin, o momento foi marcado por forte emoção. “Eu socorri meu pai quando ele passou mal e fiz questão que ele fosse tratado aqui em Trindade, no Hetrin. No momento em que falaram sobre a doação, a psicóloga e toda a equipe foram muito acolhedoras. Foi um momento muito difícil e delicado para a nossa família, mas meu pai sempre ajudava o próximo, e sabíamos que era a decisão certa”, relatou.

De acordo com a coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Pollyana Bueno, o evento encerrou o Setembro Verde, mês de conscientização sobre a doação de órgãos. “O Hetrin realizou diversas ações ao longo do mês e finalizamos com essa homenagem especial, pensada em cada detalhe para acolher as famílias”, destacou.

Os órgãos captados no hospital beneficiaram pacientes que aguardavam na lista do Sistema Nacional de Transplantes (SNT). Apesar da dor da perda, as famílias contam com o apoio da equipe multiprofissional da CIHDOTT, formada por assistentes sociais, psicólogos, médicos, enfermeiros e outros profissionais que atuam para tornar a doação possível.

A comissão desempenha papel fundamental na descentralização e efetivação do processo de doação de órgãos, garantindo que o gesto de solidariedade das famílias se transforme em esperança para quem aguarda por um transplante.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem