Marca reforça atuação do ambulatório que atende pacientes de todas as regiões da capital
O centro cirúrgico da unidade possui 5 salas e atende, além de eletivas, cirurgias de urgência e emergência (Foto: Maria Eduarda Oliveira – IMED).
O Hospital Municipal da Brasilândia (HMB), Adib Jatene, da Prefeitura de São Paulo, alcançou a marca de 2.500 cirurgias ortopédicas eletivas realizadas desde a inauguração do serviço, em janeiro de 2024. Voltados a pacientes encaminhados por meio do Sistema de Gestão da Atenção à Saúde (SIGA), os procedimentos incluem cirurgias de ombro, cotovelo, pé e tornozelo. O serviço também já ultrapassou 24 mil atendimentos ambulatoriais.
“Alcançar esse número mostra o compromisso com a saúde pública e a capacidade de transformar vidas por meio de um atendimento de qualidade. São pessoas que poderão voltar à rotina e ao trabalho”, afirmou o Dr. Frederico Adatihara, diretor técnico do HMB.
Para a gerente assistencial, Karina Albano, o resultado só foi possível graças à união da equipe e a um trabalho focado em agilidade e capacitação. “O ambulatório de ortopedia tem ampliado o acesso e se mostrado fundamental para a população. Tudo começa aqui dentro, com objetivos claros e o esforço coletivo para alcançá-los”, destacou.
Presente de aniversário
No dia em que completou 59 anos, a psicóloga Naaria Luz de Azevedo recebeu um presente especial: a cirurgia que aliviaria anos de dor causados por um cisto no pé esquerdo. Moradora da região central da capital paulista, ela foi a paciente de número 2.500 a passar por procedimento ortopédico eletivo no HMB. A condição limitava sua rotina, provocava dores e a impedia de realizar atividades simples, como caminhar descalça ou praticar exercícios de impacto.
“Sou muito grata ao Hospital da Brasilândia e a toda equipe pelo acolhimento e por me darem essa nova chance. Faço questão de dizer que sou fã do SUS. Agora, espero poder curtir mais, caminhar e andar descalça sem preocupação”, agradeceu ela.
O ambulatório
O acesso ao ambulatório de ortopedia do HMB, que conta com uma equipe multiprofissional para atendimento, é realizado por meio do sistema SIGA Saúde. Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, o setor oferece aos pacientes uma estrutura completa para exames laboratoriais e de imagem, como raio-x, tomografia, ultrassonografia e ecocardiograma, além de consultas com cardiologista para avaliação pré-operatória.
“A parte ‘humana’ aqui é sensacional. Sou muito grata por essa estrutura e por todo o trabalho que o hospital vem mantendo”, ressaltou a paciente Naaria.