A Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) dará mais um passo na agenda de fortalecimento das políticas públicas para mulheres com o apoio ao curso “Implementando o Orçamento Sensível a Gênero e Raça (OSGR)”,
promovido em fevereiro de 2026 pela Rede Orçamento Mulher, da
Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, e pela Fundação Tide
Setubal.
A iniciativa é um desdobramento direto das articulações iniciadas no Elas Governam – Finanças e Orçamento, realizado pela FNP por meio da Comissão de Prefeitas, presidida pela prefeita Márcia Conrado, de Serra Talhada (PE). O encontro reuniu prefeitas, secretárias municipais de finanças/fazenda e secretárias municipais de políticas para mulheres, fortalecendo um espaço institucional criado para promover diálogo técnico e político.
No Elas Governam, a mesa dedicada ao tema orçamento sensível a gênero e raça, com participação da Fundação Tide Setubal, destacou a necessidade de ampliar metodologias que permitam aos municípios identificar desigualdades, planejar políticas e alocar recursos de forma mais equitativa. O debate consolidou o OSGR como uma pauta de destaque para gestoras e equipes técnicas.
A relevância do tema também orientou a missão técnica organizada pela FNP em Madri, que incluiu o OSGR como um de seus eixos centrais de aprendizado, conectando experiências nacionais e internacionais de planejamento orçamentário com foco em equidade. A oferta do curso pelas instituições organizadoras surge em consonância com essa agenda, e a FNP soma apoio à iniciativa, contribuindo para ampliar o alcance da formação entre gestoras municipais. Com foco em promover a equidade de gênero e raça nas políticas públicas, a formação capacitará 40 alunas para implementar o OSGR em estados e municípios brasileiros. O curso é gratuito, tem carga horária total de 20 horas e será realizado durante quatro dias (2/2/26 a 5/2/26), em Brasília/DF (local das aulas a ser confirmado).
Serão distribuídas 10 bolsas para cobrir despesas com passagem, hospedagem e alimentação (no caso de pessoas de fora de Brasília). A seleção para o curso priorizará pessoas que tenham alguma experiência com o tema do OSGR. Para a concessão das bolsas, serão selecionadas, preferencialmente, mulheres negras e/ou mulheres do norte e do nordeste.
As inscrições podem ser feitas até dia 19/12 neste link. Garanta sua vaga e faça parte dessa transformação!
Serviço:
Data: 02 a 5 de fevereiro de 2026
Carga horária: 20 horas
Local: Brasília-DF (local das aulas a ser definido)
Inscrições: https://acesse.one/iGVqJ
