Centro de Especialidades Odontológicas de Posse completa 1 ano com mais de 20 mil atendimentos

Unidade beneficia mais de 1,2 milhão de habitantes, de 31 municípios do nordeste goiano

 

O Centro de Especialidades Odontológicas da Policlínica Estadual da Região Nordeste II – Posse celebra 1 ano e mais de 20 mil atendimentos, oferecendo serviços de saúde bucal para 1,2 milhão de habitantes no nordeste goiano.

Pacientes em atendimento em ação de comemoração pelo primeiro ano do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). (Foto: Débora Alves/IMED)


Referência em saúde bucal, a Policlínica Estadual da Região Nordeste II – Posse, unidade do Governo de Goiás administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), comemora o primeiro ano de funcionamento do Centro de Especialidades Odontológicas (C.E.O.). Este é o primeiro CEO tipo II fora da capital habilitado pelo Ministério da Saúde nas Policlínicas Estaduais, atendendo os 31 municípios da macrorregião e beneficiando uma população de mais de 1,2 milhão de habitantes.

Para marcar a data, foi realizada uma ação especial com distribuição de kits de escovação, atendimento de pacientes da unidade e em hemodiálise, além de orientações sobre cuidados com higiene bucal. O médico e responsável técnico da Policlínica, Diego Mendoza, destacou a importância do serviço. “O C.E.O. traz especialistas para o atendimento no nordeste goiano, ampliando a complexidade dos procedimentos, reduzindo os encaminhamentos e descentralizando a saúde, trazendo-a para perto da população”.

O Centro oferece diagnóstico bucal com ênfase na detecção do câncer de boca, periodontia especializada, endodontia, cirurgia oral menor de tecidos moles e duros, além de atendimento à pacientes com necessidades especiais. Em média, são realizados 1.667 consultas e procedimentos por mês.

De acordo com João Neto, que atua como responsável técnico do CEO, a unidade transformou a realidade local. “O serviço traz qualidade de vida para os pacientes, garante saúde bucal integral e melhora a autoestima ao restaurar sorrisos. Antes, quem precisava de atendimento especializado tinha que se deslocar até Goiânia”.

O Centro de Especialidades Odontológicas da Policlínica Estadual da Região Nordeste II – Posse celebra 1 ano e mais de 20 mil atendimentos, oferecendo serviços de saúde bucal para 1,2 milhão de habitantes no nordeste goiano.

Kits de higiene bucal foram distribuídos aos pacientes da hemodiálise, juntamente com orientações sobre cuidados. (Foto: Andressa de Almeida/IMED)


Estrutura

O Centro de Especialidades conta com quatro cadeiras odontológicas e uma sala de raios X. A equipe é composta por cirurgiões-dentistas aptos a realizarem, mensalmente, em média, 511 consultas, 375 de periodontia, 140 de endodontia e 213 de cirurgia oral. O atendimento é realizado após encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), por meio do Complexo Regulador Estadual, com horários agendados. As vagas são distribuídas proporcionalmente entre os municípios da macrorregião.

A coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde, Maria de Fátima de Oliveira, também ressaltou o impacto da regionalização. “A região Nordeste tinha um grande vazio em saúde bucal especializada, e o CEO tipo II de Posse traz uma variedade de serviços prestados com excelência. Isso nos deixa muito felizes”.

Maria Lucília dos Santos, paciente da unidade, participou da ação e conta que a experiência na unidade é sempre positiva. “Toda vez que precisei de atendimento fui bem atendida. A equipe é muito atenciosa e eu recomendo a Policlínica para todo mundo, pois sempre fiquei muito satisfeita com os serviços que realizei aqui”. 

Com a regionalização da saúde bucal, o Governo de Goiás segue levando atendimento odontológico especializado para mais perto da população, promovendo acessibilidade, qualidade de vida e autoestima.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem