Corredor viário de 8,9 km liga sete bairros de Aparecida e integra pacote de obras estruturantes retomadas pela atual gestão

Foto: Marcos Santos.
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia segue avançando nas obras de mobilidade urbana e infraestrutura viária com as obras em execução Eixo Estruturante Leste-Oeste 01 (ELO-01). A conclusão dos trabalhos de implantação do eixo 1 está prevista para acontecer até o início de julho. Nesta quarta-feira, 4, o secretário de Infraestrutura, Alfredo Soubihe, vistoriou os serviços em andamento na 4ª Avenida, no setor Aeroporto Sul. Segundo ele, a obra está em ritmo acelarado.
“Estamos finalizando o asfalto aqui nessa pista, e a outra já está praticamente com o subleito e leito prontos. Até o final do mês de junho, início de julho, tudo estará concluído. A Prefeitura, sob a liderança do prefeito Leandro Vilela, trabalha com rapidez e eficiência para melhorar a vida da nossa comunidade”, destacou o secretário que pontuou ainda que após a finalização deste eixo, serão iniciadas as obras do Eixo Leste Oeste 03 e segunda etapa do Eixo Leste Oeste 04, com previsão de término até o fim desde ano.
Com aproximadamente 8,9 km de extensão, o ELO-01 é um dos maiores eixos viários em execução na cidade e vai interligar diversos bairros da região sudoeste de Aparecida, como Jardim Maranata, Jardim Alto Paraíso, Aeroporto Sul, Goiânia Park Sul, Buriti Sereno, Bairro Cardoso e Jardim Helvécia. O corredor também proporciona acesso direto da GO-040 e à Avenida Rio Verde, dois dos principais eixos logísticos da Região Metropolitana.
“Além de facilitar o deslocamento entre os bairros e promover integração urbana, o eixo 1 contribui para a fluidez do trânsito, reduz o tempo de deslocamento diário e fortalece o desenvolvimento econômico da cidade”, completou Alfredo.
A execução da obra integra o Programa de Reestruturação Urbana da Bacia do Ribeirão Santo Antônio, financiado pela Corporação Andina de Fomento (CAF), com investimento total de R$ 72,7 milhões. O programa foi retomado pela atual gestão após a regularização do contrato e o pagamento de R$ 13 milhões feito pela Gestão Vilela no início deste ano. Com isso, foi possível garantir a continuidade de obras estruturantes como o Eixo Leste-Oeste 01 e o avanço definitivo do Eixo LO-02.
100 dias de gestão
O lançamento da etapa final do Eixo Leste-Oeste 01 foi um dos marcos dos 100 primeiros dias da gestão do prefeito Leandro Vilela. Ao lado do vice-prefeito João Campos, ele autorizou, em abril, o início das obras na 4ª Avenida, no setor Aeroporto Sul. O trecho em execução contempla drenagem pluvial, duplicação da pista, sinalização, calçadas e paisagismo.
Outras frentes de obras
Além do ELO-01, o programa de reestruturação urbana contempla outras importantes frentes de serviço:
• Eixo Leste-Oeste 02 (LO-02): Vai do LO-03 até a Avenida Liberdade, próximo ao Anel Viário;
• Eixo Leste-Oeste 03 (LO-03): Conecta o LO-01 à GO-040;
• Eixo Leste-Oeste 04 (LO-04): duplica a pista que liga o novo campus da UFG à Avenida Santana, no setor Alvorada do Sul;
• Eixo Leste-Oeste 1A (LO-1A): Interliga os Eixos LO-02 e LO-01.
O programa inclui ainda a construção, já em andamento, de duas pontes, uma na Avenida Uirapuru e outra no Eixo LO-02, e uma trincheira na Avenida das Nações, que está em execução, para garantir a continuidade e fluidez dos novos corredores viários em pontos de interseção.
Agenda de vistorias
Na semana passada, o prefeito Leandro Vilela vistoriou o andamento das obras da trincheira na Avenida das Nações ao lado do secretário de Infraestrutura. “Estamos acompanhando de perto o andamento das obras de infraestrutura: Nosso objetivo é garantir que as intervenções avancem dentro do cronograma e que os benefícios cheguem à população o quanto antes”, afirmou o prefeito durante a visita.
A visita integra a agenda permanente de fiscalização das obras em execução no município. Toda semana, o prefeito percorre diferentes regiões da cidade para acompanhar de perto a qualidade, o ritmo e a efetividade dos serviços executados pela Prefeitura.