Convênio entre Abrasel e Sebrae beneficia mais de 10 mil empresas do setor de alimentação fora do lar

Ações incluíram a maior pesquisa de preferência de consumidores do setor, diagnóstico de Economia Circular e capacitações gratuitas da área ASG para pequenos e microempreendedores 

 

O convênio AFL 4.0, assinado pela Abrasel e o Sebrae em julho de 2022, gerou inúmeros impactos positivos para o setor de alimentação fora do lar. Finalizado em maio deste ano, a ação beneficiou mais de 10 mil empresas do segmento, e tem contribuído para aumentar a competitividade e a resiliência dos pequenos empresários do setor, com resultados concretos e incentivos significativos para bares e restaurantes em todo o Brasil. 

A parceria buscou estimular a competitividade dos pequenos negócios de alimentação fora do lar por meio do desenvolvimento de produtos e soluções online e, a partir disso, disseminar informações e conhecimento, estimulando o compartilhamento de experiências entre os empreendedores além de uma cultura de acesso digital.  

 

Segundo Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, a parceria com o Sebrae tem sido fundamental para transformar a realidade de milhares de pequenos negócios no setor de alimentação fora do lar. Ele destaca que o convênio reforça o compromisso das duas instituições em fomentar o empreendedorismo com conhecimento e apoio prático: 

“Com o convênio, Abrasel e Sebrae reafirmam o seu papel de apoiar micro e pequenos empreendedores em suas jornadas de nascimento, crescimento, informação e conhecimento e relacionamento empresarial, tornando mais fácil o desafio de empreender nesse setor.” 

 

Ele também ressalta que, mesmo com o encerramento formal do convênio previsto para maio de 2025, o legado construído permanece acessível: 

 

“Ainda que o convênio acabe formalmente neste ano, as ferramentas, videoaulas e todo o conteúdo de informação e conhecimento gerados, permanecerá disponível gratuitamente para qualquer empreendedor do setor de alimentação fora do lar”, completa. 

 

Para Lucas Pêgo, líder do convênio entre Abrasel e Sebrae, a parceria entre as duas instituições tem sido fundamental para impulsionar o desenvolvimento dos pequenos negócios do setor de alimentação fora do lar. Ele destaca que o trabalho conjunto gerou resultados concretos, com impacto direto na rotina dos empreendedores: 

 

“Abrasel e Sebrae são parceiros de longa data e trabalham incansavelmente para apoiar os bares e restaurantes em todo o Brasil. Este, que foi o quarto convênio nacional celebrado entre as duas instituições, trouxe um ganho inestimável para o setor de alimentação fora do lar levantando, estruturando e disponibilizando dados do segmento; oferecendo ferramentas potentes para apoiar os empreendedores na tomada de decisão e produzindo e compartilhando informações valiosas na temática de ASG e economia circular.” 

Lucas também ressalta uma das entregas mais relevantes do convênio: a pesquisa do consumidor“. 

 

O convênio trouxe muitos benefícios para os pequenos negócios do setor de alimentação fora do lar. Um que destaco é a mais abrangente pesquisa realizada com o consumidor do setor, realizada de forma presencial em 60 cidades brasileiras. Estes dados não só foram importantíssimos para calibrar a ferramenta online de autodiagnóstico e apoio à tomada de decisão como permanecerá como um legado de dados para o segmento.” 

 

O setor de alimentação fora do lar tem papel fundamental na economia brasileira, especialmente entre os pequenos negócios. Para o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, os empreendedores que atuam nesse segmento têm um papel estratégico na geração de emprego, renda e no fortalecimento das comunidades. 

 

"Trata-se de um dos segmentos mais importantes de pequenos negócios. São empreendedores que atuam nas comunidades, nos bairros e nos grandes centros, gerando emprego e renda. Além disso, sabem que a inovação e a sustentabilidade são fatores essenciais para atrair as pessoas que buscam momentos de lazer quando saem de casa para fazer uma refeição. Isso passa, necessariamente, pelo cuidado e pela qualificação de toda a equipe", afirma. 

 

Ações do convênio  

 

O convênio foi dividido em quatro eixos diferentes: a criação de um painel de dados do setor de alimentação fora do lar; levantamento do valor percebido por quem consome no setor; conscientização de empresários e profissionais; e a parte de gestão e acompanhamento do projeto. Cada ação focou em trazer ganhos de produtividade para gestores e empreendedores de pequenos negócios do setor, além de gestores e executivos do Sebrae e da Abrasel no desenvolvimento de iniciativas e soluções para a alimentação fora do lar. Confira abaixo as principais entregas: 

 

Painel de dados do setor de alimentação fora do lar 

 

Um dos eixos do convênio foi focado na criação de um painel de controle e análises, disponibilizando dados específicos do setor para gestores da Abrasel e do Sebrae. As fontes foram dados públicos de interesse, de onde se extraíram aqueles que mais se relacionavam ao setor de AFL. O ambiente foi regularmente alimentado com informações atualizadas, auxiliando potenciais empreendedores na tomada de decisões estratégicas, inclusive, utilizando recursos de geolocalização para ganho de eficiência e assertividade no negócio. 

 

Dentro deste eixo também foi realizada uma pesquisa com empreendedores do setor AFL, para mensurar o nível de produtividade nos processos dos negócios. Importantes dados foram obtidos a partir do levantamento, como, por exemplo, quais ações são tomadas para reconhecimento dos colaboradores, o uso de metas como método de avaliação de desempenho, critérios adotados para compra de ingredientes e planejamento de pratos previamente preparados, dentre outros questionamentos. 

 

Levantamento do valor percebido por quem consome no setor 

 

Também nomeado como Levantamento do valor percebido para o consumidor do setor de AFL, gerou um levantamento inédito sobre a preferência dos clientes e quais os critérios utilizados na hora de escolher um bar ou restaurante para ir. Mais de 6.300 consumidores responderam ao questionário realizado presencialmente pelo instituto Vox Populi. A pesquisa trouxe dados importantes como a quantidade de vezes em que as pessoas frequentam bares e restaurantes no mês e quantas vezes o delivery é a primeira opção, além de outros temas como área infantil, ASG, melhores formas de pagamento, dentre outras. 

 

Conscientização de empresários e profissionais (em Economia Circular, eficiência energética e produtividade) 

 

Um dos grandes eixos do convênio foi o de sustentabilidade, com objetivo de apoiar gestores e empreendedores do setor a se qualificarem sobre o tema, transformando ineficiências em oportunidades de crescimento.  

 

Para isso, o primeiro passo foi fazer uma pesquisa com mais de 1.500 empresários do setor, de todas as regiões do Brasil. A coleta e análise desses dados possibilitou a elaboração do Diagnóstico de Economia Circular no Setor de Alimentação Fora do Lar no Brasil, estudo inédito que permitiu entender como o setor compreende e se relaciona com esse tema. Dividido em cinco eixos — gestão visando à economia circular, consumo de recursos, gestão de água, gestão energética, e recuperação de recursos/resíduos, o estudo trouxe ainda casos de sucesso e documentos de referência para apoiar esses negócios na implementação de uma gestão mais sustentável. 

 

A partir do diagnóstico, foram também desenvolvidos sete cursos no formato de aprendizagem rápida, todos disponibilizados de forma gratuita. Cada aula é composta de um vídeo e um e-book, com aprofundamento das informações contidas na videoaula. 

O foco em economia circular foi um importante guia para o desenvolvimento de cada ementa, desdobrando o estudo em dicas práticas pensadas especialmente para a realidade do setor de alimentação fora do lar. Os temas abordados foram: 

 

Como aumentar a produtividade e cortar custos melhorando a eficiência energética do seu bar ou restaurante. 

Como aumentar a produtividade do seu negócio fazendo a gestão de resíduos 

Como agregar valor à gastronomia do seu bar ou restaurante com produtos de origem do Brasil à mesa. 

Compras e fornecedores sustentáveis para bares e restaurante: economia e diferencial competitivo 

Gestão circular em bares e restaurantes: economia e diferencial competitivo 

Como usar a ferramenta de autoavaliação para analisar seu negócio e planejar melhorias 

Como melhorar a produtividade do seu bar ou restaurante fazendo uma gestão eficiente dos recursos. 

Ao todo, foram qualificados mais de 10 mil trabalhadores, gestores e empreendedores do setor nos cursos produzidos no âmbito do convênio, que segue disponíveis gratuitamente na plataforma Conexão Abrasel. 

 

E finalizando o convênio, houve as etapas de prestação de contas das ações realizadas ao longo do projeto.

 

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