SISTEMA COFECI-CRECI e UFSC (Universidade Federal do Estado de Santa Catarina) estudam a aliança estratégica para criação do Observatório do Mercado Imobiliário

 Em uma articulação que promete transformar o acesso à informação no setor imobiliário, o presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), João Teodoro da Silva, e o diretor de Comunicação e Inovação, Celso Pereira Raimundo reuniram-se nesta quarta-feira (16) com o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, e com o superintendente da Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (Fepese), Marcelino Ito, para formalizar os primeiros passos rumo à criação do Observatório do Mercado Imobiliário.

A iniciativa nasce da convergência entre o setor público, a academia e uma das categorias profissionais com maior capilaridade no país: os corretores de imóveis. 


A Fepese, fundação de apoio vinculada à UFSC e credenciada junto ao MEC, traz na bagagem um portfólio robusto de mais de mil projetos desenvolvidos, aliando conhecimento técnico, excelência em gestão e compromisso com o impacto social.


“O Observatório do Mercado Imobiliário tem sido um sonho, porque é muito difícil conseguir informações confiáveis. E procuramos quem já faz isso, quem tem expertise”, afirmou João Teodoro da Silva, ao destacar a importância da ciência e da tecnologia na geração de dados estratégicos para o setor.


Segundo o reitor Irineu Manoel de Souza, a proposta vai muito além dos interesses corporativos: “Este é um projeto que beneficiará não apenas os corretores, mas toda a sociedade.”


Com o objetivo de mapear, analisar e divulgar indicadores e tendências do mercado imobiliário nacional, o Observatório será um instrumento decisivo tanto para agentes do setor quanto para investidores nacionais e estrangeiros.


“Quando reunimos a competência com a vontade de realizar, só pode dar bons resultados. É um projeto que vai beneficiar não apenas o mercado brasileiro, mas também os investidores estrangeiros que queiram investir no país com informação e segurança”, destacou Maurício Pereira, Professor da UFSC.


O superintendente da Fepese, Marcelino Ito, também evidenciou o alcance da iniciativa: “Vamos efetuar  um

projeto grandioso, com uma categoria que tem uma capilaridade gigantesca.”


Já Celso Raimundo, que tem liderado as estratégias de inovação no Conselho, vê na iniciativa um marco institucional: “Este projeto é um legado que vamos deixar para o mercado imobiliário e para toda a sociedade.”


Ao unir inteligência institucional, compromisso com a transparência e visão de futuro, a parceria entre Cofeci, UFSC e Fepese inaugura uma nova era na gestão de dados do setor imobiliário brasileiro — com potencial para atrair investimentos, fomentar políticas públicas e fortalecer a credibilidade do Brasil no cenário internacional.


Serviço

Cofeci Creci

Instagram: https://www.instagram.com/sistemacofecicreci/

Site: https://www.cofeci.gov.br/


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem