Sisfóton realiza 8° Workshop em Mato Grosso do Sul com participação da Alfa Sense

  



Evento acontece de 15 a 17 de abril, em Bonito-MS, e reúne startups apoiadas pelos laboratórios do sistema

 

A 8ª edição do Workshop do Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica – Sisfóton, promovido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), ocorre de 15 a 17 de abril, em Campo Grande e apresentará os últimos resultados, avanços tecnológicos e lições aprendidas pelos laboratórios que integram o sistema. A Alfa Sense, deep tech líder nacional em sensoriamento óptico, apresentará os avanços alcançados na parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), Laboratório Integrador do Sisfóton.

 

De acordo com João Batista Rosolem, pesquisador do CPQD e coordenador do CPQD Laboratório Integrador do Sisfóton, o evento marca um momento importante da iniciativa. “Este é o penúltimo encontro do primeiro ciclo do Sisfóton, que está completando quatro anos. Vamos abordar os avanços e como as startups estão se desenvolvendo com o apoio do Sisfóton. Vamos abordar como os laboratórios vêm amadurecendo sua atuação voltada à inovação e ao empreendedorismo”, antecipou.

 

Rosolem lembra que o Sisfóton nasceu com o propósito, entre outros, de direcionar os resultados dos laboratórios para o mercado, apoiando a criação e o fortalecimento de startups. “Ao longo desses quatro anos, os 11 laboratórios integrantes ou criaram suas próprias startups ou apoiaram iniciativas já existentes, como o caso do CPQD com a Alfa Sense”, explicou.

 

Uma das iniciativas de maior destaque fruto da parceria entre o CPqD e a Alfa Sense resultou em um projeto inovador premiado pela Petrobras com o "Prêmio Inventor Petrobras 2024". A tecnologia disruptiva de sensoriamento fotônico com múltiplos sensores passivos, utiliza IoT para monitorar e identificar concentrações de metano e outros gases em tempo real com 100% de assertividade, com aplicação em setores como plataformas offshore, mineração e aterros sanitários.

 

A tecnologia, inédita no mundo, aprovada pelo Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Petrobras – CENPES –, visa detectar emissões fugitivas de gases, localizando sua origem com precisão, mitigando impactos ambientais e aumentando a segurança e eficiência energética, ao mesmo tempo que fortalece o combate ao efeito estufa, visto que o metano é 20 vezes mais prejudicial que o gás carbônico. Além de gerar benefícios ambientais e econômicos, a invenção também obteve pedido de patente internacional.  

 

Para Rosolem, a presença da deep tech no evento é muito importante, principalmente como desenvolvedora de projetos transformadores no setor. “Acompanho a trajetória da Alfa Sense desde o início. Ela não surgiu na universidade, mas no mercado, o que a torna um exemplo de como o setor produtivo pode se beneficiar da colaboração com os laboratórios. A Alfa Sense tem muitas lições a passar para as outras startups e por isso entendemos o quanto ela é importante neste evento.  Além disso, é uma deep tech 100% focada em fotônica, o que está no centro dos objetivos do Sisfóton”, afirmou Rosolem.

 

Marco no cenário atual

 

Para o CEO da Alfa Sense, Hamilton Luiz, ser integrante oficial do maior ecossistema de laboratórios avançados de fotônica da América Latina - Sisfóton, é motivo de muito orgulho para o time de inovação da Alfa Sense, pois neste ambiente de alto nível, é pensado e desenvolvido tecnologias que estão na fronteira da inovação.

 

“Participar de um evento desta envergadura representa um marco importante, que evidencia a força da deep tech no cenário atual. Estamos muito honrados com o convite do Sisfóton para participar do 8° Workshop. Este é um momento significativo para a Alfa Sense, pois teremos a oportunidade de apresentar às startups participantes um pouco da nossa história de empreender e inovar simultaneamente no Brasil, e o que isto tem gerado de resultados positivos no mercado brasileiro”, destacou Hamilton.

 

Fortalecimento do ecossistema de inovação

Criado em 2021 com apoio da Coordenação-Geral de Tecnologias Habilitadoras (CGTH) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Sisfóton tem como missão aproximar academia, institutos de pesquisa, indústria e startups para fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico da fotônica no Brasil. O sistema é estruturado em dois tipos de laboratórios, os Laboratórios Gerais e o Laboratório Integrador, função atualmente exercida pelo CPQD.

O Workshop tem início no dia 15 de abril com uma visita institucional à UFMS, em Campo Grande. Nos dias 16 e 17, a programação segue na cidade de Bonito. A abertura da cerimônia será realizada no dia 16, às 16 horas, seguida pela apresentação de startups apoiadas pelo programa. No dia 17, representantes do MCTI e dos 11 laboratórios apresentarão os resultados do ciclo atual e debaterão perspectivas para o futuro.

“Esses encontros são fundamentais para promover a integração entre os laboratórios, incentivar parcerias e estimular a transferência de tecnologia. No início do projeto, muitos grupos ainda estavam focados apenas em pesquisa acadêmica. Hoje, vemos um ecossistema mais maduro e conectado com o mercado”, complementou Rosolem.

Confira a agenda completa do evento:

 https://sites.google.com/ufms.br/8sisfoton/p%C3%A1gina-inicial

 

Para acompanhar a transmissão ao vivo durante os dias do evento, acesse:

8° Workshop do Ciclo 1° do Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica (Sisfóton-MCTI)

Parte 1: 16/04/2025 - 16h às 18

Link: https://www.youtube.com/watch?v=xrd4H1bPrDc   

Parte 2: 17/04/2025 9h às 12h

Link: https://www.youtube.com/watch?v=R4JZhTOdTuA  

Parte 3: 17/04/2025 14h às 18h

Link: https://www.youtube.com/watch?v=BWD5kVD3XQ0


Sobre a Alfa Sense

A Alfa Sense é uma deep tech, líder e referência no desenvolvimento e fabricação de soluções avançadas em Sensoriamento Óptico & IoT 100% nacional. Em 5 anos de operação, alcançou 10 importantes conquistas. Venceu 5 desafios tecnológicos voltados a indústria 4.0, Inteligência Artificial e Fotônica e ganhou 5 prêmios nacionais de inovação de repercussão internacional, destes, 4 foram no setor de segurança e 1 voltado para inovação no setor de Óleo & Gás, que atestam sua competência no desenvolvimento de soluções avançadas e inovadoras para o mercado brasileiro.

Possui escritórios em São Paulo e Belo Horizonte, e inaugurou recentemente a Alfa Sense Research Labs – em Campinas /SP no Pólis, uma estrutura dedicada ao desenvolvimento de alta tecnologia, localizada no maior polo de desenvolvimento tecnológico do Brasil. Ampliou também sua linha de produção com uma nova planta fabril na cidade de Paulínia/SP e estabeleceu um escritório avançado em Nova York, para dar apoio nas negociações estratégicas e definição de parcerias comerciais nos Estados Unidos, Europa, Oriente Médio e África.

A empresa tem o objetivo de posicionar o Brasil como referência mundial no desenvolvimento e fabricação de alta tecnologia por meio de sensores ópticos, sem uso de componentes elétricos ou eletrônicos em campo. A Alfa Sense fornece soluções avançadas para os mercados de Segurança Eletrônica, Defesa, Energia, Mineração e Óleo & Gás.

Mais informações pelo site: www.alfasense.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem