Dia Mundial de Luta Contra o Câncer: HCN oferece tratamento oncológico humanizado e gratuito

Unidade conta com o primeiro Centro de Oncologia da rede estadual e oferece tratamento oncológico integral e humanizado pelo SUS

 

O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) oferece tratamento oncológico humanizado e gratuito através do SUS, realizando mais de 3 mil consultas e 1.197 sessões de quimioterapia no primeiro trimestre de 2025.
O Centro de Oncologia do HCN é também a primeira unidade estadual habilitada pelo Ministério da Saúde como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia. (Foto Cristiano MartinsIMED)

Segundo dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 7,6 milhões de pessoas no planeta são vítimas do câncer a cada ano. A fim de incentivar a conscientização da população em torno da doença e dos benefícios decorrentes do diagnóstico precoce no tratamento do câncer, dia 8 de abril é consagrado como o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer.

Diante dessa importante data, o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do governo de Goiás em Uruaçu, reforça informações importantes sobre o tratamento oncológico disponível de forma gratuita para toda a população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conhecido como o Gigante do Norte, o hospital tem um histórico significativo de serviços prestados à população. Apenas no primeiro trimestre de 2025, o Centro de Oncologia do HCN já realizou mais de 3 mil consultas, 1.197 sessões de quimioterapia, 348 cirurgias e 313 exames de biópsia, proporcionando acesso a tratamentos de alta complexidade com um atendimento totalmente humanizado.

“O serviço de oncologia do HCN conta com tratamento especializado em quimioterapia, cirurgia oncológica e é 100% SUS. Isso significa que a população tem à sua disposição o que há de melhor em tratamento oncológico de forma totalmente gratuita”, ressalta Leiliane Camelo, gerente do Centro de Oncologia do HCN.

 

Referência em tratamento oncológico

Prestes a completar 3 anos, o Centro do Oncologia foi inaugurado com o objetivo de proporcionar atendimento oncológico integral e humanizado para toda a população goiana. Além de ser a primeira unidade da rede de saúde estadual destinada ao tratamento do câncer, é também a primeira habilitada pelo Ministério da Saúde como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).

A unidade tem capacidade para realizar até 750 sessões de quimioterapia por mês e conta com 21 leitos de internação clínica e 15 leitos cirúrgicos, ambulatório e equipamentos de última geração e uma equipe altamente especializada em atendimento oncológico, tanto para o tratamento clínico quanto para o cirúrgico.

“A melhor coisa que aconteceu até hoje, aqui em Uruaçu, foi esse hospital. Nele a gente trata, faz todos os exames, é muito bem atendido e não paga nada. Então, eu tenho muito o que agradecer, a Deus e a todas as pessoas que trabalham aqui na Oncologia. Se me mandassem escolher outro hospital, eu diria: não, venha aqui no HCN”, relata a senhora Maria do Amparo, paciente oncológica do HCN, unidade administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED.

 

Espaço e atendimento humanizado

Além dos equipamentos de ponta, o HCN conta com o profissional do enfermeiro navegador, que faz todo o acompanhamento do tratamento oncológico e visa garantir atendimento humanizado para os pacientes e seus acompanhantes. Com equipe multiprofissional, o hospital oferece tratamento individualizado para cada paciente e disponibiliza também atendimento psicológico e serviço de assistência social, além do acompanhamento com médico oncologista.

Outro grande diferencial do HCN é possuir estrutura para receber pacientes encaminhados com suspeita de câncer e realizar os exames necessários para investigar desde os primeiros sintomas. Ou seja, a unidade realiza o tratamento oncológico do início ao fim de forma gratuita, seguindo os princípios do SUS, atendendo pacientes com biópsia confirmada e também aqueles que precisam realizar o diagnóstico, além dos pacientes na etapa de cuidados paliativos.

O agendamento pode ser realizado para pacientes que já possuem diagnóstico confirmado ou mesmo aqueles que necessitam definir seu diagnóstico. O ambulatório conta com oncologista presente de segunda a sexta-feira, atendendo toda população da região norte do estado de Goiás.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem