HCN é reconhecido pelas suas práticas sustentáveis na 2ª Semana do Meio Ambiente e Saúde

Iniciativas do hospital conduzem um movimento sustentável que é referência para outras unidades de saúde

 

Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) realizou a 2ª semana do Meio Ambiente e Saúde que também aconteceu em mais 3 unidades gerida pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED)
O evento teve como proposta transformar as discussões sobre sustentabilidade em ações diárias nos processos dentro dos serviços de saúde para promover a saúde ambiental. (Foto: Cristiano Martins/IMED)

O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do governo de Goiás, realizou o encerramento da 2ª edição da Semana do Meio Ambiente e Saúde neste sábado (8/06) com um momento de conexão com a natureza em uma trilha com cachoeira. A programação foi organizada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Uruaçu (SEMMA).

O evento teve como tema “Meio Ambiente e Impactos na Saúde”, um assunto de extrema importância já que, cada vez mais, são notáveis os efeitos das mudanças climáticas em nosso cotidiano, manifestados por ondas de calor, chuvas intensas - como as ocorridas no Rio Grande do Sul (RS) - ou secas severas, aumento de doenças como dengue, problemas cardiorrespiratórios, alimentares, entre outros.

“É importante refletirmos sobre as interrelações entre o meio ambiente e a saúde e sobre a nossa responsabilidade com o planeta. A proposta do evento é transformar essas discussões em ações diárias nos nossos processos dentro dos serviços de saúde para promovermos, além da saúde dos nossos pacientes, a saúde ambiental”, ressalta a diretora médica de sustentabilidade e ESG do IMED, Dra. Karina Pavão.

Durante o primeiro dia da 2ª Semana do Meio Ambiente e Saúde (06/6) aconteceu o 2° Encontro Hospitais Sustentáveis IMED, em sintonia com o movimento internacional alertando o quanto os serviços de saúde precisam implantar ações sustentáveis em seus processos para buscar diminuir os impactos socioambientais negativos. As palestras foram transmitidas ao vivo para as outras unidades administradas pelo IMED: os hospitais estaduais de Trindade (Hetrin), Formosa (HEF) e o Hospital Municipal da Brasilândia (HMB).

Além disso, o evento trouxe diversas palestras sobre como o meio ambiente influencia a área da Saúde, os impactos ambientais na prática clínica dos hospitais, os perigos dos lixões e a ameaça que eles representam à saúde pública, a pegada de carbono e outras ações de sustentabilidade do HCN.

A abertura contou com uma apresentação musical do grupo Os Irmãos Souza, mostrando um pouco da cultura local, e um coffee break sustentável com produtos regionais, organizado pela equipe de nutrição do hospital, que em 2023 recebeu o prêmio Amigo do Meio Ambiente no Seminário Hospitais Saudáveis.

No segundo dia de evento (07/06) foram apresentados os projetos de sustentabilidade já existentes no HCN: o projeto Plantar Saúde, com um trabalho na horta do hospital em parceria com a ONG Luta Pela Vida, e o projeto Nascer Floresta, promovendo o plantio de mudas de árvores nativas, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Uruaçu. 

Existem no HCN processos que vão além da simples gestão dos resíduos de serviços de saúde. O representante da Superintendência de Vigilância em Saúde (SUVISA) da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), Thiago Hida de Menezes, acompanhou as ações da 2ª Semana do Meio Ambiente e Saúde e parabenizou a unidade pelas suas práticas sustentáveis. “Aqui encontramos alternativas que promovem a sustentabilidade, como o projeto Plantar Saúde, com as plantas alimentícias não-convencionais (PANCs), e o projeto Nascer Floresta. Essas iniciativas conduzem um movimento sustentável dentro das unidades de saúde e trazem um serviço de excelência, que é referência para as outras unidades do governo de Goiás”, relata o represente da SUVISA.

O evento, além de trazer inúmeras discussões sobre a importância da sustentabilidade para a saúde do nosso planeta, convidou a comunidade para se engajar com essas práticas no dia a dia, para juntos assegurar um ambiente saudável e um futuro com qualidade de vida digna para todos.

 

 

Assessoria de Comunicação do HCN

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
href="https://agenciabrasilia.df.gov.br/2024/01/18/ubss-tem-horario-noturno-para-atendimento-de-casos-de-dengue/">GDF
BRB